Bom dia Turma!
O Brincar Heurístico
– Brincar livre com rolinhos de papel higiênico e papel toalha
Experimentação:
Pegue um tapete ou lençol coloque
diversos rolinhos pode misturar os rolinhos de papel higiênico com os de papel
toalha, espalhe-os de forma organizada para que os bebês e as crianças possam
explorá-los. O adulto não pode intervir deixe o pequenino usar a imaginação e
criar a sua brincadeira com os rolinhos se puder registrar esse momento tirando
fotos é e será muito importante para nós professores recebermos esses registro pode observar e
tirar fotos e escrever sobre o que a criança esta fantasiando e explorando.
Já com os bebês um alerta: por se
tratar de papelão e ter substâncias químicas evite deixa- lo levar até a boca.
Justificativa:
Segundo Elinor, no aprendizado heurístico, a criança é
treinada para descobrir as coisas por si mesmo nos dois primeiros anos de vida,
o brincar heurístico tem como objetivo central a exploração espontânea dos
diferentes tipos de objetos, empilhando,
criando formas, torres, fantasiando e brincando livremente.
AaO material Trilhas de Aprendizagem, ressalta a importância
da interação e brincadeiras e
socialização do conhecimento no ambiente familiar. Desta forma, se faz
necessário à participação e disposição familiar para levar estas experiências e
vivências que o CEI disponibiliza diariamente enriquecendo o repertório e
aprendizagem de nossas crianças.
Intencionalidade:
• Promover a exploração espontânea e descoberta de material diversificado com diferentes formas e texturas, possibilitando o manuseio de diversos objetos;
• Favorecer as capacidades perceptivas: visão, tato, corpo e movimento;
• Promover vivências para que a criança amplie suas habilidades de reconhecer e relacionar os elementos;
• Contribuir para o desenvolvimento da habilidade de concentração;
• Compreender os bebês e crianças, seus interesses e necessidades.
• Trabalhar com materiais de largo alcance e sustentabilidade.
• Promover a interação entre a criança e sua família
REFERÊNCIAS:
FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês
fazem no berçário? Comunicação autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto
de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.
São Paulo (Município). Secretaria
Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo Integrador da
Infância Paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2016a. São Paulo
Trilhas de Aprendizagens de 0 à 3 anos
Trilhas de Aprendizagens de 4 à 5 anos
Link
da imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário