segunda-feira, 15 de junho de 2020

O Brincar Heurístico - Profª Gislane Miguel



Bom dia Turma! 

O Brincar Heurístico – Brincar livre com rolinhos de papel higiênico e papel toalha



                 Experimentação: 


Pegue um  tapete ou lençol coloque diversos rolinhos pode misturar os rolinhos de papel higiênico com os de papel toalha, espalhe-os de forma organizada para que os bebês e as crianças possam explorá-los. O adulto não pode intervir deixe o pequenino usar a imaginação e criar a sua brincadeira com os rolinhos se puder registrar esse momento tirando fotos é e será muito importante para nós professores  recebermos esses registro pode observar e tirar fotos e escrever sobre o que a criança esta fantasiando e explorando.
Já com os bebês um alerta: por se tratar de papelão e ter substâncias químicas evite deixa- lo levar até a boca.


 Justificativa: 

Segundo Elinor, no aprendizado heurístico, a criança é treinada para descobrir as coisas por si mesmo nos dois primeiros anos de vida, o brincar heurístico tem como objetivo central a exploração espontânea dos diferentes tipos de objetos, empilhando,  criando formas, torres, fantasiando e brincando livremente.

AaO material Trilhas de Aprendizagem, ressalta a importância da interação e brincadeiras  e socialização do conhecimento no ambiente familiar. Desta forma, se faz necessário à participação e disposição familiar para levar estas experiências e vivências que o CEI disponibiliza diariamente enriquecendo o repertório e aprendizagem de nossas crianças.

Intencionalidade:

Promover a exploração espontânea e descoberta de material diversificado com diferentes formas e texturas, possibilitando o manuseio de diversos objetos; 
Favorecer as capacidades perceptivas: visão, tato, corpo e movimento; 
Promover vivências para que a criança amplie suas habilidades de reconhecer e relacionar os elementos; 
Contribuir para o desenvolvimento da habilidade de concentração;
Compreender os bebês e crianças, seus interesses e necessidades.
Trabalhar com materiais de largo alcance e sustentabilidade.
Promover a interação entre a criança e sua família



REFERÊNCIAS:
FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.
São Paulo (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo Integrador da Infância Paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2016a. São Paulo
Trilhas de Aprendizagens de 0 à 3 anos
Trilhas de Aprendizagens de 4 à 5 anos
Link da imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HISTÓRICO DA ESCOLA

  PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SME Nº 3.331 DE 13 DE AGOSTO DE 2008 PORTARIA 3331/08 SME DE 12 DE AGOSTO DE 2008. Autoriza o ...