O que precisa para
brincar de amarelinha?
Para jogar, fique
atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra 'Céu' – e atire
o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1.
Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só.
Qual o número de participantes da amarelinha?
Desenhe na lousa o
percurso da amarelinha tradicional, com casas simples e
duplas, numeradas de 1 a 10, separando as casas Inferno (início) e Céu (final).
Como trabalhar a amarelinha na educação infantil?
Se puder fazer
uma amarelinha menor ou maior, segundo o tamanho e as capacidades
das crianças. 2- Feito isso, para começar a jogar,
a criança deve se posicionar de costas, atrás do primeiro
quadrado, e atirar o marcador. A casa onde cair o marcador será o quadrado em
que a criança não poderá pisar.
INTENCIONALIDADE
A amarelinha é uma brincadeira
que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema
corporal, da motricidade e força das crianças. A amarelinha é
uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na
organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças.
A
sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva
a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático. Os saltos ou pulos que
as crianças terão que dar, lhes dará mais agilidade, coordenação e força. É uma
brincadeira que auxilia o desenvolvimento motor das crianças.
Pular
em um pé só = Desenvolvimento da consciência das linhas médias.
É
proibido pisar na linha = Controle Corporal.
Parar
e Recomeçar = Ritmo Corporal.
Saltos
= Força Muscular
JUSTIFICATIVA:
Para que serve a amarelinha?
A amarelinha é
uma das atividades mais importantes que compõem os planejamentos dessa fase,
pois desenvolve a consciência corporal, a capacidade de se equilibrar e saltar
em um pé só. Além desses, é uma excelente oportunidade para se trabalhar com
regras, que deverão ser combinadas antes, com o grupo de participantes.
Por que o nome do
jogar amarelinha?
Amarelinha (Brasil) ou
"Jogo da Macaca" em Portugal é uma brincadeira popular entre
crianças. A palavra vem do francês marelle, que por adaptação popular ganhou a
associação com amarelo e o sufixo diminutivo.
Por exemplo, quando
confrontado com um intrincado problema de matemática, a criança que treinou o
esforço necessário para saltar tem mais chance de perseverar em sua solução.
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