terça-feira, 11 de agosto de 2020

DIVERSIDADE NA AMARELINHA AFRICANA (PROFESSORA SHIRLEI MIN II SALA3)



Para brincar de Amarelinha Africana, você precisa desenhar no chão o traçado do jogo. Pode ser com giz, ou fita crepe. É preciso formar um quadrado, com 16 quadrados menores dentro. Assim:

 

elaboradas do jogo, com 4 participantes. Um de cada lado do quadrado, formando várias configurações. Sempre sem bater um no outro.

brincadeira de origem afro pode ser jogada, do jeito mais simples, com crianças a partir de 5 ou 6 anos. E os mais velhos podem tentar formas mais elaboradas do jogo, com 4 participantes. Um de cada lado do quadrado, formando várias configurações. Sempre sem bater um no outro.

Para começar, em fileira.

Uma forma mais simples de jogar a teca-teca é em uma fila, com as crianças entrando no quadrado para pular, assim que a da frente completar a primeira sequência de ida e volta.




JUSTIFICATIVA:

Sempre dizemos no Tempo junto como a brincadeira é parte da cultura de um povo e de um lugar. E mostrar brincadeiras diferentes para as crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar a diversidade. A Amarelinha Africana ou Teca-Teca é um destes jogos super gostosos de brincar e que traz a cultura de outra região na linguagem das crianças.

 A Teca-Teca é conhecida em toda a região do continente Africano. Por isso, a consideramos uma brincadeira da cultura africana. Entretanto, a África é um continente, com uma diversidade enorme de países. Cada um com sua cultura, costumes e brincadeiras.


INTENCIONALIDADE:

Amarelinha africana para coordenação

E a Teca-teca (outro nome da Amarelinha Africana) continua nesta sequência. Em algum momento, as crianças se encontram no meio da amarelinha. Se estiverem coordenadas, elas vão cruzar o tabuleiro, sem bater uma na outra.

Deste jeito, a brincadeira africana desenvolve também a coordenação e a cooperação. E quando há mais crianças, o trabalho em equipe é fundamental para que todas estejam pulando no quadrado, sem darem encontrões.

Todos se divertiram, e, o principal, aprendendo e desenvolvendo a coordenação motora, ritmo, musicalidade, noção espacial, lateralidade, cooperação, estimulo de raciocínio, além de realizarem pesquisas dos demais nomes da brincadeira pelo Brasil como: macaca, avião, canção, e em sala discutiram a arte africana e suas influências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

HISTÓRICO DA ESCOLA

  PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SME Nº 3.331 DE 13 DE AGOSTO DE 2008 PORTARIA 3331/08 SME DE 12 DE AGOSTO DE 2008. Autoriza o ...