quarta-feira, 23 de setembro de 2020

BRINCAR HEURÍSTICO - Prof Shirlei





ATIVIDADE:

jogo heurístico é uma atividade lúdica por meio da qual se estimula o descobrimento e a experimentação das crianças durante sua primeira infância. Quer descobrir mais sobre ele e conhecer sua importância no desenvolvimento e no aprendizado dos pequenos de casa?

O brincar heurístico conforme o próprio nome sugere, trata-se do brincar baseado na exploração e na curiosidade dos pequenos. A palavra “heurístico” vem do grego eurisko e significa descobrir, alcançar a compreensão de algo. Logo, o foco do brincar está na descoberta e também na manipulação de objetos como sementes, caixas, tapetes de borracha, bolas de pingue-pongue, novelos de lã, etc. Em outras palavras, conforme Goldschmied e Jackson (2006), o brincar heurístico envolve oferecer a um grupo de crianças, uma grande quantidade de objetos para que elas brinquem livremente sem a intervenção dos adultos.

JUSTIFICATIVA:

O jogo heurístico tem múltiplos benefícios para os pequenos da casa:

  • Desenvolve capacidades cognitivas: compreender, relacionar, conhecer…
  • Incentiva a manipulação e a criatividade das crianças.
  • Favorece as capacidades perceptivas: visão, audição, tato, olfato, paladar…
  • Tem benefícios corporais: desenvolvimento da motricidade grossa e fina.
  • Ajuda a tomar consciência das leis da natureza (gravidade e equilíbrio).

Ao praticar a seleção e discriminação entre categorias de objetos diferentes, estabelecem a base do pensamento matemático.

  • Ensina valores éticos: respeito, tolerância, colaboração…
  • Oferece benefícios afetivos: desfrutar, valorizar, querer…
  • Também tem vantagens sociais: colaborar, compartilhar…


INTENCIONALIDADE:

No jogo heurístico, a criança é o protagonista de seu próprio aprendizado. Sozinho ele explora, investiga e descobre de maneira natural e autoguiada. Os elementos de jogo desta vertente educativa favorecem o aprendizado por descobrimento, o conhecimento da realidade, o desenvolvimento da autoestima e o respeito pelo ritmo e as necessidades de cada criança.

 Não deve estimular nem sugerir nada, nem elogiar, criticar ou dirigir o que devem fazer. No jogo heurístico não há acertos nem erros, não existem pautas. É um jogo livre em que o adulto deve, somente, intervir quando fizer falta, por exemplo, para organizar os objetos que se dispersem, animar a ação de alguma criança indecisa, evitar uma briga ou uma birra, etc. A regra geral é que deve causar a menor interrupção possível.





 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HISTÓRICO DA ESCOLA

  PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SME Nº 3.331 DE 13 DE AGOSTO DE 2008 PORTARIA 3331/08 SME DE 12 DE AGOSTO DE 2008. Autoriza o ...