terça-feira, 17 de novembro de 2020

Reconhecendo os opostos e brincando de "Morto-Vivo"

 Em todo nosso convívio com o mundo, nos deparamos com situações contrarias e opostas como vimos na atividade anterior (Sol e Chuva).  As crianças precisam aprender sobre os opostos, serem capazes de diferenciar e descrever palavras como: Quente/Frio, Aceso/Apagado, Grande/Pequeno e muito mais.

Para explorar essas diferenças podemos usar objetos ou materiais que temos em casa comparando-os, ou até mesmo desenhar situações opostas. E para deixar mais divertido podemos brincar, sugiro a brincadeira “Morto-Vivo”.

Para essa atividade vamos precisar de:

·        * Materiais e objetos diferentes e opostos em tamanhos, larguras, cores, etc;

·        *Papel, caneta ou lápis de cor para desenhar os opostos e;

    *Disposição para brincar da Brincadeira “Morto – Vivo”, que consiste em um grupo de        participantes que elegem um comandante, enquanto o restante permanecem em pé. Quando o comandante disser “Morto” todos abaixam e quando disser “Vivo” todos ficam em pé, quem se enganar com o comando sai da brincadeira, o último a ficar é o vencedor.

Vou deixar algumas imagens como sugestão para aprimorar a atividade, mas fica a critério da família fazer com diferentes materiais ou desenhos como: Pouco/Muito, Alto/Baixo, Leve/Pesado, Aberto/Fechado, Claro/Escuro e outras ideias que surgirem da curiosidade da criança ou proposta da família.







Você pode enviar sua atividade, criatividade e brincadeira para o meu e-mail
nathalie.almeida@sme.prefeitura.sp.gov.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

HISTÓRICO DA ESCOLA

  PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SME Nº 3.331 DE 13 DE AGOSTO DE 2008 PORTARIA 3331/08 SME DE 12 DE AGOSTO DE 2008. Autoriza o ...